Psyllium – Planta medicinal rica em Óleos Essenciais favorece a saúde intestinal e pode favorecer o emagrecimento saudável

O Psyllium

1.Histórico do Psyllium

O psyllium cujo nome científico é Plantago psyllium L., pertence a família Plantaginaceae.
O psyllium é uma erva que mede menos de 50 cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos solos áridos e arenosos do Mediterrâneo.
Seu nome deriva do grego psylla (pulga), referindo-se a semelhança de suas sementes com este inseto.
O seu uso foi popularizado com o advento dos árabes e persas na Índia e começou a ser utilizada pelos europeus no início do século XIX.
Com exceção da casca da semente, onde encontra-se grande quantidade de fibras, as demais partes não tem uso medicinal.

2.Mecanismo de ação do Psyllium

O psyllium possui na sua constituição L-arabinose, D-xilose e ácido galacturônico, mas seus principais constituintes são as fibras, mucilagens e óleos.
As mucilagens presentes na composição do psyllium absorvem considerável quantidade de água, aumentando o volume fecal que por sua vez aumenta o lúmen intestinal. Há uma redução da pressão intraluminal reduzindo a possibilidade de formação de divertículos.
Seus efeitos ultrapassam o âmbito intestinal. Retarda tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de glicose a partir do intestino delgado.
Devido a sua indigestibilidade, as fibras alcançam o cólon praticamente inalteradas, causando aumento no volume de conteúdos colônicos com conseqüente ativação da motilidade propulsora. Seus óleos também favorecem a propriedade laxativa.
O psyllium normaliza o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo este tempo, conforme a necessidade.
Favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforço para evacuação, atividade muito útil em casos de hemorróidas.
Em estudos realizados demonstrou possuir a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL-colesterol e aumentando o HDL-colesterol.
Quando ingerido antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.

3. Indicações do uso do Psyllium

O psyllium age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente.
É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senelidade. Também em colites e diverticulites.
O psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

4.Contra-indicações do uso do Psyllium

O uso do psyllium é contra-indicado em casos de cólicas abdominais de origem desconhecida. Em constrição ou estenose intestinal.
Não há qualquer contra-indicação de seu uso durante a gestação e lactação, sendo inclusive recomendado durante a gravidez nos casos de constipação intestinal.

5. Leitura complementar

O efeito benéfico da ingestão de fibras solúveis é um fato amplamente conhecido. O Psyllium que é uma fibra solúvel extraída de uma planta ( Plantago psyllium ou Plantago areana ou Plantago ovata). O Psyllium por ser rico em fibra do tipo solúvel possui uma enorme capacidade de reter água, a esta característica chamamos de capacidade hidrófila, que no caso do Psyllium a relação é para cada grama da fibra ocorre uma retenção entre 10 gramas de água. Por causa desta enorme capacidade de reter água, conseqüentemente o Psyllium forma um gel viscoso, capaz de ligar-se a moléculas tais como, proteínas e carboidratos simples (açúcares).
O Psyllium também foi estudado por RIGAUD et al. (1998) em relação aos seus efeitos sobre a saciedade em dietas de baixa caloria. No estudo verificou-se que pelo fato de ocorrer um aumento na viscosidade do alimento quando em contato com as fibras solúveis do Psyllium, reduz-se conseqüentemente a interação entre os nutrientes dos alimentos e as enzimas digestivas, e com isto também ocorre um retardamento na absorção de alguns substratos energéticos pelo intestino.
Outro importante efeito do Psyllium, refere-se a capacidade laxativa, uma vez que ele facilita a propulsão do cólon, bem como permite que as fezes tornem-se mais úmidas do que com outras fibras. Um estudo de MARLETT et al. (2000) verificou que o gel do Psyllium escapa da fermentação microbiana ao contrário do que ocorre com outras fibras viscosas.
O efeito do Psyllium sobre às doenças crônico-degenerativas, foi analisado em 2000 por ANDERSON et al. onde ocorreu uma suplementação de Psyllium por longo prazo (26 semanas) na dieta de homens e mulheres com hipercolesterolemia (colesterol alto ). O resultado foi um decréscimo de 4,7% do colesterol total e 6,7% do colesterol-LDL do grupo do Psyllium em relação ao placebo. Um outro estudo ANDERSON et al. foi realizado com homens com diabetes tipo 2 e hipercolesterolemia por 8 semanas, e neste estudo também a suplementação com Psyllium mostrou-se eficaz no grupo tratado com Psyllium em relação ao grupo tratado com placebo.
Concluindo, o Psyllium é uma ferramenta adicional na alimentação das pessoas que apresentem problemas de função intestinal, devido a sua capacidade laxativa , ou pessoas que estejam ingerindo dieta baixa caloria e com isto necessitem aumentar a saciedade, e porque não falar em relação a prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto a indicação de uso não deve ser indiscriminada e preferencialmente deve ser seguindo as recomendações de um médico ou nutricionista

 

.http://www.nyu.edu/classes/bkg/forklore/archives/psyllium-seeds.jpg As sementes do psyllium

 

About these ads

78 responses to “Psyllium – Planta medicinal rica em Óleos Essenciais favorece a saúde intestinal e pode favorecer o emagrecimento saudável

  1. Favor informar endereço e telefones de lojas onde posso comprar a farinha ou semente de Pysillium no Brasil.

    • Eu tenho sindrome do intestino irritável, gostaria de saber se o Psyllium causa cólicas abdominais? Grata Renata

      • O uso correto do Psyllium não gera problemas em pessoas saudáveis. Entretanto quem tem colites, diverticulites, síndrome de Crohn, entre outros quadros de inflamação (crônica ou não) nos intestinos precisa primeiro tratar esse problema (e suas origens). Procure médicos, naturologos e terapeutas de qualidade.

      • Renata, eu também tenho SII e estou tomando Psyllium desde outubro. Me fez tão bem que eu parei de tomar outros remédios como Duspastalin, que são bem caros…

  2. MA R A V I L H O O !!!!!!!!!!!! VENHO USANDO HÁ ALGUM TEMPO E A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL FOI EMBORA!

  3. como tomar,gostaria de ser informada se faz o chá ou poe na agua e toma, e que quantidade

  4. nossa achei esse artigo muito interessante, pois se até gravidas, pode ingerir, creio não ter contra indicação.

  5. E o modo de usar?

    • Aí depende da orientação profissional, de acordo com o seu caso. De qualquer forma é seguro para a pessoa saudável tomar uma xícara pequena diariamente. Att, Arnaldo V. Carvalho

  6. Sei que também é usado nas diarréias para regular o intestino. Penso que ele é um regulador…

  7. preciso emagrecer urgentemente tenho uma pessima alimentação faço somente uma refeição por dia, não como doces e nem massas mas não consigo emagrecer, não pratico exercicio fisico e quase não tomo agua…sou muito ansiosa..sera que vai adiantar no meu caso grato

    • Prezada Su,

      O corpo precisa estabelecer as bases de uma rotina metabólica adequada, como condição primária para a saúde. Uma intervenção com substâncias estranhas ao corpo, mesmo que medicinais, com o organismo em condições muito precárias pode trazer consequencias bastante negativas.

      O profissional responsável não te aconselhará nenhuma erva medicinal, nem mesmo o médico de qualidade lhe receitará medicamentos para auxiliar no emagrecimento sem que você alcance antes um patamar mínimo de qualidade para a sua vida e sem avaliar outros fatores que podem relacionar-se ao caso (emocionais, fisiológicos, constitucionais etc.).

      Busque o auxílio de um terapeuta competente e ele poderá lhe ajudar nessa virada na vida.
      Um abraço, te desejo sucesso!
      Arnaldo V. Carvalho

    • Bom dia Su, lendo sobre o psílium encontrei aqui vc que é exatamente quem eu era, e resolvi te escrever pois sei o que vc está passando, também não pratico exercícios, não tomo água e tinha uma alimentação péssima, depois de ter dois filhos engordei 15kg, estava deprimida e resolvi tomar as rédeas da minha vida então estabeleci uma meta de 4 kg em um mês e comecei a fazer a dieta dos pontos (por conta peguei os pontos na internet do que eu comia em casa normalmente e fui adaptando) faço 4 a 5 refeições por dia (depende da fome rsrsrs) tirei doces, refrigerantes e frituras e acrescentei muita salada. Como sou ansiosa como vc não aguentava esperar e me pesava 1 vez por semana, pois na primeira semana perdi 2 kg e isso me encheu de ânimo e me deu forças para continuar a dieta o resto do mês, no total já perdi 6 kg sem passar fome, agora estou entrando no segundo mês e resolvi tentar mais coisa, por isso estava pesquisando sobre o psílium, ainda não tomo muita água e nem faço exercícios mais essa é a minha próxima meta…espero ter te ajudado de alguma forma, se quiser me mandar email para irmos trocando dicas ficarei feliz. Um abraço

      • É sempre bom o compartilhar de experiências positivas, obrigado! Torço Mazé que você consiga entrar em harmonia com seu corpo sua natureza, que foi feita para o movimento, para a renovação constante de água, e se há dificuldades em relação a isso, quer dizer que houve em algum momento um bloqueio ao acesso à espontaneidade de ser.

        Um abraço,
        Arnaldo V. Carvalho

      • oi,Mazé gostaria de saber qual site você conseguiu a dieta dos pontos. Um abraço.

  8. Cleonice, em Brasília, na Farmácia Campos, procure o Joilson.

  9. muito obrigada por este esclarecimento, muito bom saber que esse produto é seguro e eficaz, valeu!!

  10. Existe um produto das “estrelas” que promete perda de peso inusitada a base de psylium, se compra ele em capsulas terá o mesmo resultado?

    • Olá Rosiane,

      Desconheço o produto, mas produtos industrializados podem ou não dar resultados. Isso depende de como a planta foi preparada para entrar na capsula. Pode-se por exemplo produzir um extrato seco com ativos padronizados, ou seja, você sempre sabe o quanto de ativos existe em cada capsula. Por outro lado, se for apenas o pó seco da planta, sem outros controles, pode haver muitas diferenças. Então não posso afirmar, por desconhecer o produto que você me passa, que ele resultará ou não.

      Um abraço,
      Arnaldo V. Carvalho

  11. olá, li sobre o produto das estrelas, achei muito caro,então mandei manipular,são 500mg de psylium,300de vitamina c e 500 de colageno, é a formula mas não creio em milagres se não houver disciplina e força de vontade. Um abraço e boa sorte …….Iara

  12. ola,estou tomando esse produto das estrelas e até agora não ví resultados.estou com medo de não fazer efeito.alguem me dá uma dica?

    • Realmente não conheço esse produto industrializado. Os benefícios do Psylllium estão confirmados, mas a dosagem, tempo de tratamento etc. varia de acordo com fatores como individualidade do organismo a estilo de vida. Para você saber com mais segurança e assertividade, o ideal é mesmo uma avaliação e orientação profissional. Recomendo um bom fitoterapeuta ou naturopata!

  13. SONIA maria do NASCIMENTO Frazão

    Tenho muita constipação intestinal.Já fiz de tudo.Comi mamão com laranja,comi linhaça,aveia,ichia e nada.Agora resolvi tomar pissilium,vamos ver se melhora.Qulquer resultado escrevo aqui tá?

    • Combinado Sonia, mas temo que não vá te trazer muito resultado. Considere seriamente a possibilidade de fazer um tratamento sério naturopático a base de águas medicinais, hidrocolonterapia e aloe vera. Consulte um naturopata ou naturologo de confiança próximo de você. abs. Arnaldo V. Carvalho

  14. Eu uso o Plantabem.
    Li que o Psylllium é deridado dessa planta, correto?
    Uso porque tenho sempre muita asia, prisão de ventre, hemorroidas, e o estomago muito distendido…..
    minha filha precisou operar a hemorroida e o medico que a operou disse que se pode usar o plantabem a vida toda…..
    Quando tomo, me sinto bem. Fico apenas, sempre, muito ansiosa pq tive hepatite e sempre fico com medo de ficar tomando coisas que vão agredir meu figado.
    Qdo tenho a oportunidade de perguntar isso a algum medico a resposta é sempre a mesma……eles não conhecem o plantabem ou me criticam por fazer uso de chás…..então…..lendo sobre os beneficios do plantabem, resolvi tomar.

    MINHA DUVIDA é…sobre a forma e horarios corretos para se ingerir esse tipo de fibra ( Psylllium ou plantabem) para não afetar a absorção dos nutrientes e vitaminas dos alimentos,, para se ter a saciedade que ajuda a combater a sensação de fome ajudando o emagrecimento, e tbm para obter alguma ajuda na distenção abdominal.

    Se puder me responder fico-lhe muito grata.
    Edna
    Santo André – SP

  15. Gostaria que meu nome não tivesse aparecido por inteiro……

  16. Acabei de comprar o Revofine, que é à base de Psyllium + vitamina C + colágeno, mas sua venda se destina a absorção de gordura, por isso comprei para emagrecer, li vários depoimentos positivos sobre seu uso, vou começar amanhã e depois postarei os resultados

    • Como naturopata não vejo qualquer equilíbrio nessa fórmula. Embora os três ingredientes possam ter certos efeitos benéficos, sua combinação / ingestão integrada não me parece ser o ideal. Porém, desconheço o produto, e torço para que dê certo para você. Aguardamos os resultados! Abraços,
      Arnaldo V. Carvalho

  17. gostaria de saber se posso encontrar psyllium em farmácia de manipulação, e se pode ser em capsulas, pois tenho dificuldades em tomar chá

  18. Posso garantir em mim deu certo a ingestão de uma colher de chá do psyllium tomado pela manhã com um pouco de leite. regulou meu intestino que era ha mais de 5 anos ressecado.J. F. Cavalcanti

  19. ELIANE NASCIMENTO FREITAS

    Ola a todos, bom depois de dois filhos meu peso aumentou 8 quilos, como nunca fui de exageros, não entendi os quilos a mais. Pois bem, fui ao endocrinologista, fiz muitos exames, ele disse que tenho o metabolismo muito lento.
    Tomo muita agua, não como doces, nem frituras… mas sou loucamente apaixonada por arroz com feijão.
    uma alternativa foi a chia, gente essa semente tem o efeito de aumentar seu tamanho com a absorção de água assim diminuindo a ansiedade. Porém fiquei foi dias sem evacuar, que sofrimento.
    Bom o que quero dizer com isso… o produto que serve para uma pessoa pode não servir para outra.
    Começei a dieta das calorias, assim sei que posso ter a garantia de emagrecer, mesmo sendo em doses homeopatias. Para quem tem filhos e tem que cozinhar, se torna muito dicifil a eficacia das dietas. Mas sei tambem que tudo depende da propria pessoa e suas vontades. não acredito no Psyllium.

    • Olá Eliane,

      O que tecnicamente sustenta a ideia do médico de que seu metabolismo é lento? Não estou contestando, apenas é bom entender, me ajudaria a te ajudar.

      A dieta das calorias não garante nada. Há pesquisas americanas de longo prazo mostrando que em muitos casos o peso volta. Isso portanto depende de uma série de outros fatores associados.

      Quem cozinha sua própria casa naturalmente tem muito mais chance de fazer uma dieta ok. Mas a sua afirmativa de ser mais difícil revela que você deve ter dificuldade de estabelecer uma relação de parceria e inclinação a saúde junto aos seus. Só de perceber esse mecanismo já se pode imaginar uma série de questões que na minha opinião profissional você deveria mexer, e urgente.

      Sem dúvida o Psyllium sozinho não pode te ajudar.

      Um abraço, que dê tudo certo para ti.
      Arnaldo V. Carvalho
      Terapeuta

  20. Fran de Alcãntara Brandão

    Bom dia! Gostaria de saber se a Cenaless é um produto confiável para ajudar no emagrecimento? Ele possui na sua composição o Psyllium, colágeno, vitamina c e dióxido de sódio. Ele pode causar algum efeito maléfico ao organismo?

  21. Vou comecar a tomar tenho uma alimentacao normal vamos ver o resultado mas vou seguir algumas regras como beber agua fazer exercicios vamos ver no que da me aguardem hoje tenho 70 kl e um metro e setententa mas me sinto mal preciso emagrecer mais ou menos uns 5 kls

  22. Onde vende produtos naturais encontro o psyllium? Ou lojas de epecilizadas em ervas?

  23. adriana brito sousa

    quem tem esteatose hepática pode tomar?

    • Eu não ofereceria antes de um tratamento desintoxicativo que aliviasse regulasse a carga lipídica acumulada. Em outras palavras, não recomendo como primeira parte de um tratamento global.

  24. O Cenalees não possui em sua formulação dióxido de sódio. Possui dióxido de solício. O dióxido de silício também faz mal à saúde?

    • O dióxido de silício é considerado material inerte e a indústria utiliza com frequência. Já em fitoterapia séria, excluem-se substâncias e materiais de tal natureza.

  25. Arnaldo, boa tarde.
    Li vários depoimentos e queria saber se o psyllium prejudica a fertilidade? Algum relato? Quero começar uma reeducação alimentar, andar de bicicleta e caminhar todos os dias, será que o psyllium me ajudaria na perca de peso? Gostaria de receber a resposta por email…se possível., posso mandar formular sem receita medica? Estou em Petrolina -PE

    • Prezada Tereza,

      Infelizmente não enviamos respostas de comentários por e-mail.

      O Psyllium pode ajudar no emagrecimento por ações indiretas.

      Desconheço qualquer estudo sério sobre relações do psyllium com a fertilidade.

      Psyllium é uma planta medicinal e a fitoterapia não de uso exclusivo do médico, sendo ainda fonte de conhecimento tradicional. Assim que é possível a orientação de outros profissionais não médicos sobre a forma de tomar ideal dentro de seu caso.

      Att., Arnaldo V. Carvalho

  26. GOSTARIA DE SABER SE QUEM JÁ FEZ REDUÇÃO DE ESTOMAGO COM DESVIO DO INTESTINO PODE CONSUMIR O PSYLLIUM……OBRIGADA………SONIA.

    • Desconheço estudos sobre o uso do Psyllium para pós operados deste tipo de cirurgia. Teoricamente não haverá problema, embora a dose e quantidade de tomadas possa sofrer alterações.
      Grato, Arnaldo

  27. A apresentanção deste produto é em capsulas ou a ingestão é me forma de chá? Grata Claudia

    • Olá Claudia, nosso blog é sobre Aromaterapia, e a matéria em si é sobre a planta Psyllium e não sobre um produto ok! De qualquer forma o Psyllium faz parte da composição de vários produtos.

      Grato,
      Arnaldo V. Carvalho

  28. Tomei produto à base desta planta após cirurgia de hemorróidas e me ajudou muito. Até hoje costumo tomar, quando preciso regular o intestino. Mas algo que acho crucial é que não se deve tomar este produto se não há consumo de água, pois ele precisa da água para agir. Caso contrário, poderá ressecar no intestino e dificultar a evacuação, o que aconteceu comigo uma vez. Não é necessário, no entanto, uma quantidade de água muito superior à indicada para uma pessoa adulta. Mas há pessoas que simplesmente não tomam água, e essas devem efetuar uma mudança nesse hábito se quiserem os benefícios do psyllium.

  29. Boa noite!

    Gostaria de saber se posso tomar sem medo o CENALESS ingredientes: Psyllium (Plantago Ovata), Colágeno, Vitamina C, Antiumectante Dióxido de Silício

    Grata Micheli

  30. Tomei Psyllium e tive muitas cólicas intestinais com evacuação glanulada. Passava o dia todo com a sensação de que precisava evacuar, mas era alarme falso. À noite minha barriga estava inchada e com gases, mesmo tomando muita água, como tenho por hábito. Após consumir psyllium, sugiro, ficar atenta aos efeitos do corpo.

  31. Olá gostaria de saber se alguém conhece o cenaless produto indicado para emagrecer, dizem que as estrelas da globo tomam e da resultado. Será que é verdade? composição: Acido Ascorbico+fibra alimentar+psillium(Plantago Ovata), Alguém já usou?

  32. boa noite eu sou o gilson eu tomo fluoxetina e gostaria de saber se posso tomar opsyllium junto…aguardo a resposta …agradeço desde ja

  33. Tenho hipertireóide tem contra indicação?

    • Olá Regina, desconheço estudos que contra-indiquem o psyllium para quem tem hipertiroidite. Porém, em seus componentes essenciais, não há nenhuma substância que reaja com a mesma (ao contrário de outras plantas utilizadas em programas de emagrecimento), o que demonstra segurança no tratamento.

  34. tomo pisyllium a um mês estou me sentindo bem, mas sinto e pele muito seca, será que é algum efeito colateral?

    • Difícil medir, mas segundo a Medicina Tradicional Chinesa, há uma relação dos intestinos com a pele. Talvez falte um toque qualquer para harmonizar de vez seu organismo. Consulte um profissional capacitado ok! Um abraço, Arnaldo

  35. Psyllium e plantago ovata forsk são a mesma coisa?

  36. Estou usando psyllium à alguns dias estou tendo melhoras significativas quanto o meu intestino que sempre foi preso, só tenho uma dúvida será que ele emagrece mesmo. Pois já sou magra.

    • Olá Nilva, pode tomar sem medo, não vai emagrecer mais. Ele apenas regula uma das funções do corpo, que está geralmente prejudicada em quem está acima do peso.
      Um abraço, e desculpe a demora na resposta!

      Abraços, Arnaldo

  37. Arnaldo pode me responder a minha pergunta? desde já agradeço.

  38. Estava pesquisando sobre o canalees e suas composições foi então que cheguei a essa matéria da Psyllium, achei muito interessante mas tenho uma pergunta.
    Posso usar Psyllium somente como emagrecedor? Estou bem acima do peso e comecei atividades físicas e uma alimentação mais saudável pois só me alimentava uma vez ao dia e quando chegava em casa queria comer de tudo… Além das atividades físicas queria algum chá (natural) que auxiliasse no emagrecimento, o Psyllium vai me ajudar ou somente na parte intestinal?
    Abraços e obrigada

    • Olá Priscila, quando você diz “somente” parece que ajudar na função intestinal é pouco. Mas não é! Uma das principais chaves do emagrecimento SAUDÁVEL é devolver a aeração e capacidade de seleção e absorção de nutrientes. A limpeza provocada pelo Psyllium e seus óleos essenciais cabe muito bem como a primeira parte de um programa consistente para quem quer chegar a sua melhor condição de saúde!

  39. ola tomo sibtramina ,sera que poderia tomar com ele?

  40. PSYLLIN,COLAGENO,ACIDO ASCORBICO E BOM MESMO PARA PELE,PODE SER USADO COM A CHIA,TOMO CHIA DUAS VEZZES AO DIA .

  41. o Cenaless é à base de dióxido de silício e não de sódio como foi dito acima!!

  42. Ola, me chamo Roberto, 49 anos e ´depois de abandonar o cigarro, meu apetite aumentou muito e então “herdei” 15 kilos, te o que incomoda bastante. Neste último ano desenvolvi hipertensão e colesterol alto, o que me obriga a usar diariamente remédios. Meu No meu caso o Psyllim poderia ajudar ?

  43. Sera q alguem poderia relatar emagreci tantos kl em um mes tomando psyllium….poderia?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s