Neem (Nim) / Azadirachta indica / Margosa

Nim ou Margosa

 

Lelington Lobo Franco [08/01/2006]

Nome científico: Azadirachta indica – A.juss, Synantelara azadirachta ou Melia azadirachta

Sinonímia: neem

Família: Meliaceae

Partes usadas: toda a planta, folhas, sementes (óleo), frutos, cascas e raízes.

Habitat: é uma planta de origem asiática, natural de Burma e das regiões áridas do subcontinente indiano.

Características: tem crescimento rápido e atinge normalmente 15m de altura. As folhas são verde-escuras, compostas e imparipinadas. As flores são esbranquiçadas, com perfume peculiar, reunidas em inflorescências densas. O fruto é uma baga ovalada, com 1 a 2cm de comprimento. A polpa é amarelada, quando madura. Sua casca é branca, dura, e sua semente contém óleo essencial, com coloração marrom. Resiste a solos secos e pobres em nutrientes, mas prefere clima tropical, não tolerando temperaturas abaixo de 8.ºC

A plantação é feita através de mudas, após o plantio das sementes. O sucesso do plantio está relacionado ao início da estação chuvosa da região.

Propriedades químicas: gedunine, taninos, meliacinas (triternos oxigenados), neemola, glicosideos, ácido nítico, ácido oléico, ácido tetradecóico e ácido D (do nim). As sementes possuem óleos: nimbim, nimbinim e nimbidim. Nas flores há minerais como sódio, potássio, cálcio, ferro e cloro, além de dióxido de carbono CO2, e derivados do enxore SO4 e SI O2. Outros componentes como o nimbosterol, glicosídeos, nimbosterim, flavonóides: nimbicetim e sesquiterpenos, solamina e azaridactim.

O azadiractim (semelhante a um esteróide) é o componente mais importante da semente de nim, estudado durante quase 20 anos. É o mais empregado no controle de pragas, pois não possui ação fitotóxica, não agredindo o meio ambiente, sendo praticamente atóxico ao homem.

Propriedades terapêuticas: ação antimalária, antifúngica, anti-hemorróica, antidiabética, dermatites, cistites, antidiarréica, vermífuga, antiespermaticida, antibacteriana, antiviral, fertilizante utilizado como adubo orgânico, além de combater úlceras, eczemas e psoríase.

Indicações: é uma planta extraordinária com ação múltipla em diversas enfermidades. O óleo da semente de nim tem feito maravilhas no tratamento de psoríase, reduzindo a coceira e escamação e a vermelhidão da parte lesionada.

O uso oral do extrato das folhas do nim tem reduzido nos diabéticos insulínicos (tipo I), a necessidade de insulina na proporção de 30 a 50%.

O que dizer do câncer e da aids? O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos tem experimentado o extrato de nim em cobaias, devido à ação surpreendente na aniquilação do vírus HIV.

Os elementos ativos polissacarídeos e limonóides encontrados na casca, folhas e sementes têm reduzido certos tumores cancerosos. Até nas doenças coronárias, há diminuição da coagulação sangüínea e da pressão arterial.

Na Índia, existe um lubrificante vaginal feito com óleo de nim, que tem melhor efeito anticoncepcional do que os preservativos (camisinha) usados pelos homens.

Possui ação repelente de insetos, superior aos produtos químicos conhecidos.

Modo de usar

Uso interno

Infusão das folhas – 1-g em 1 litro de água. Tomar durante o dia.

Cápsula de óleo – 300g, 3 ao dia.

Pó – 5g em 1/2 litro de água. tomar 2 copos ao dia.

 

(FONTE: PARANÁ ONLINE)

4 responses to “Neem (Nim) / Azadirachta indica / Margosa

  1. Preciso adquirir as capsulas de neem, (vários frascos) Tem alguém no Brasil que venda?

    Gostar

  2. gostaria de contactar o responsavel(arnaldo?)diretamente por email con vistas a obter maiores informacoes sobre as propriedades medicinais do nim e mesmo sobre o fornecedor do produto en garrafa.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s