UCS na Globaltech 2006 – Produtos a base de óleos essenciais para agricultura

2006/ UCS na Globaltech 2006

O Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul participa da segunda edição da Globaltech – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a exposição de três produtos resultantes das pesquisas realizadas nos laboratórios de Óleos Essenciais, de Processos Biotecnológicos 2, de Controle Biológico de Doenças de Plantas; e de Controle de Pragas.

O projeto Extração e transformação de óleos essenciais, realizado pelo Laboratório de Óleos Essenciais tem a participação da agroindústria, de agricultores e da comunidade científica, na busca de soluções adequadas para o desenvolvimento desse setor. O laboratório irá expor óleos essenciais 100% naturais e de qualidade, que podem ser utilizados em diferentes ramos da atividade industrial. O público também poderá assistir a uma demonstração de extração de óleo essencial de alecrim. O óleo essencial de alecrim tem aplicação na indústria farmacêutica, cosmética, de alimentos, orgânica fina e de biotecnologia, podendo, ainda, ser utilizado para o controle de cupins, pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Laboratório de Controle de Pragas.

O Laboratório de Processos Biotecnológicos 2 irá apresentar o ácido lactobiônico: ácido orgânico produzido biotecnologicamente via oxidação da lactose, com aplicações importantes na área médica, como solução de armazenamento de órgãos a serem transplantados, e na cosmética, como cicatrizante e anti-radicais livres.

O Laboratório de Controle Biológico de Doenças de Plantas irá expor o TRICHODEL®, resultado do trabalho conjunto do Instituto de Biotecnologia e da Empresa Caxiense de Controle Biológico Ltda. TRICHODEL® é um inoculante biológico natural à base de um concentrado de células vivas de Trichoderma, cuja ação impede o estabelecimento de fungos nocivos a diversas culturas como abacate, abacaxi, banana, goiaba, manga, mamão, maracujá, melão, uva, framboesa, morango, ameixa, pêssego, amora, mirtilo, alface, alho, cebola,cenoura, beterraba e grãos.

Os trabalhos do Instituto de Biotecnologia estarão em exposição no estande da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Uma equipe formada por pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, estará no estande para informar os visitantes sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Biotecnologia da UCS.

A Globaltech acontece, até dia 28 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, (Avenida Assis Brasil, 8.787). É uma grande feira, voltada para a divulgação de novas tecnologias, criada com a finalidade de aproximar o público das últimas inovações tecnológicas. Desta edição participam 50 expositores, entre empresas, universidades, cientistas, instituições de ensino e pesquisa, empreendedores e organizações não-governamentais.

Fonte: UCS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s