Professora Samia Maluf dá dicas contra Insônia e TPM!

Terça-feira, 11 de abril de 2006
9 de abril / 2006 – 16h23
Aromaterapia é remédio para males como insônia e TPM
Por Redação – de São Paulo
Para os aromaterapeutas, o cheiro tem propriedades terapêuticas que vão desde o alívio da insônia até o aumento nas defesas do organismo e os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Os óleos essenciais necessários para a prática da Aromaterapia são extraídos de flores como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutos, como a bergamota e o limão; de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a hortelã, com explica a psicóloga e aromaterapeuta Samia Maluf, de São Paulo.

– A função terapêutica é comprovada, pois os óleos têm vitaminas, hormônios e antibióticos naturais – afirmou a jornalistas.

Uma gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro, por exemplo, ajuda a combater a insônia, enquanto o eucalipto alivia a respiração de quem tem bronquite ou rinite. Com dez gotas de gerânio, dez de lavanda e cinco de bergamota é possível eliminar a sensação de irritabilidade causada pela TPM, receitou a especialista à edição deste domingo da Revista da Folha.

Outra receita é colocar no difusor 200 ml de água e pingar de três a cinco gotas de óleo essencial de alecrim, para ativar a memória. Já o gengibre, o patchuli e a angélica são estimulantes e auxiliam na concentração.

– Os produtos sem química são mais indicados. E as pessoas mais sensíveis devem tomar cuidado com cheiros fortes, como o de eucalipto ou de mentol, para não sofrerem irritações nas vias respiratórias – disse.

É necessário, no entanto, certificar-se da qualidade dos produtos adquiridos. A psicóloga recomenda que, antes de adquirir os óleos essenciais, verifique se eles estão acondicionados em frascos escuros, pois a luz altera suas propriedades. Outra regra é sempre prestar atenção no rótulo de fabricação do produto, que deve conter o registro do técnico químico ou do engenheiro agrônomo responsável.

 

FONTE: Folha de São Paulo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s