Alecrim-pimenta exportada do Ceará para os EUA

PRONAT – Produtos Naturais Ltda, empresa criada e associada ao Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Padetec), acaba de alcançar um feito inédito para o Estado. Será a primeira empresa cearense a exportar um óleo essencial extraído de planta nativa da caatinga para os EUA.

Trata-se do óleo essencial de Alecrim Pimenta (Lippia sidoides), descoberto em 1974 e extensivamente estudado pelo grupo de pesquisas de óleos essenciais da UFC e Padetec, e cuja composição química e atividade farmacológica despertaram o interesse da empresa AVEDA de Minneapolis, EUA, um dos gigantes da indústria de cosmético mundial.

Os pesquisadores-empresários da PRONAT fizeram a domesticação da planta, a sua multiplicação e finalmente a unidade industrial de extração em Horizonte-Ce e passaram a produzir o óleo em qualidade exigida pelos padrões internacionais. Essa exportação marca o início de uma nova era na produção de óleos essenciais no Ceará.

————————————————————————————————————————————————————

Essa notícia é de maio de 2004… E até agora não há óleo de alecrim-primenta ou produtos derivados da planta no mercado.

O que gostaríamos de saber é: Por que praticamente não se encontra o mesmo óleo essencial para venda no Brasil? Como uma planta de tão alto valor medicinal é exportada em quantidade, mas o Brasil não a oferece aos seus próprios habitantes?

Como uma empresa privada se apropria do conhecimento adquirido por uma Universidade Federal e não oferece nenhum tipo de retorno compatível à população do Ceará e do Brasil?

Aguardamos um contato dos responsáveis.

Arnaldo V. Carvalho

Aromatologia e Aromaterapia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s