Óleo essencial de lírio!

6 de outubro de 2006

Flor de Holambra inspira perfume
Vilma Gasques

As flores de Holambra, na região de Campinas, agora já não são
comercializadas apenas para decoração. Num projeto com investimentos
que chegam a R$ 5 milhões, o Boticário coloca no mercado amanhã o
Lily Essence — a primeira eau de parfum da empresa, que tem como
matéria-prima uma variedade produzida pela Fazenda Terra Viva, uma
das maiores da região.

A empresa pesquisou o processo artesanal de produção de perfumes
extinto no mundo e conhecido como enfleurage para desenvolver esta
fragrância. Esta técnica é utilizada para a obtenção de óleos
essenciais das flores e data da Antiguidade. Embora tenha sido muito
usada, ela passou por um processo de sofisticação e aprimoramento e,
por ter custo elevado, deixou de ser praticada desde 2002.

Durante o processo de pesquisa para se chegar ao perfume ideal, o
Boticário descobriu o Lírio Stargazer, produzido pela Terra Viva. “A
descoberta do lírio perfeito para a produção de Lily Essence veio
após uma visita da equipe do Boticário a Holambra. Encontrada a
espécie única, com um perfume muito feminino, os profissionais da
empresa perceberam que tinham a chance de acompanhar todo o ciclo
produtivo de um perfume”, diz Israel Feferman, diretor de Pesquisa e
Inovação do Boticário.

Pela primeira vez no Brasil foram plantadas flores especialmente
para o uso em perfumaria. A produção do óleo essencial do lírio —
que recebeu o nome comercial de Lily Oil Botica — está sendo feita
na fábrica do Boticário, em São José dos Pinhais (PR), em um espaço
específico que abriga o desenvolvimento da técnica. As flores chegam
na fábrica ainda fechadas e desabrocham para que o perfume seja
capturado pelo processo de enfleurage.

De acordo com Feferman, o resgate do processo milenar de extração de
óleos essenciais feito pelo Boticário permitiu a abertura de um
mercado promissor para os produtos de Holambra. “A parceria foi tão
bem-sucedida que já estamos pensando em novos projetos”, diz.

“Este lançamento tem um significado muito especial para o Boticário,
que fez muitas pesquisas para identificar oportunidades de ingresso
no mercado de luxo, de produtos mais sofisticados. E este foi um
momento certo, pois já estamos pensando no aumento de vendas que
acontece no setor no final do ano”, ressalta.

Em 2005, a perfumaria fina no Brasil movimentou US$ 80 milhões, o
que representou um crescimento de receita de 22,5%. Diante desse
quadro, o Boticário aposta no Lily Essence como uma grande
oportunidade de crescimento da marca.

Apesar de não divulgar os números da produção da Fazenda Terra Viva,
o gerente de Exportação de Flores da empresa, Ralph Bekker diz que
com a parceria, 10% da produção da Terra Viva é destinada à
perfumaria. “Já produzíamos lírios de várias espécies, mas sempre
pensamos somente na decoração. Agora sabemos que há um potencial em
outro segmento. E já pensamos em ampliar a produção”, revela.

Artesanal

Para tornar o desejo de produzir o óleo essencial da flor em
realidade, o Boticário fez uma parceria também com a Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp) e, por meio os pesquisadores da
Divisão de Agrotecnologia, desenvolveram o processo mais moderno de
enfleurage, que não utiliza gordura animal — premissa do Boticário.
Nesta nova técnica, as flores são colocadas em caixas e tampadas com
uma placa coberta de gordura. A gordura não toca as pétalas, mas
retém todo o seu perfume. Após algum tempo, a gordura é lavada em
álcool e, em seguida, é feita a purificação do óleo essencial.

“Neste interessante projeto com o Boticário tivemos a oportunidade
de usar a pesquisa da melhor forma possível, ou seja, interagindo
com o setor produtivo para o lançamento de um produto. A pesquisa
partiu de uma idéia ousada, a qual tinha como base o resgate do
processo de obtenção de aroma no processo de enfleurage. A equipe da
divisão de Agrotecnologia aceitou o desafio e conduziu ensaios
intensos que definiram a matéria-prima, os equipamentos e o processo
a ser transferido para a escala industrial”, conta Pedro Melito de
Magalhães, professor da Unicamp.

fonte: http://www.cosmo.com.br/economia/integra.asp?id=169985

4 responses to “Óleo essencial de lírio!

  1. Desejo o livro de lançamento do perfume LILY ESSENCE, pois sou escritor e escrevo um conto que leva esse título. Como seria possível obter esse livro?

    Gostar

  2. Clair dos Santos Pimenta

    Gostaria de adquirir o oleo essencial de lirio para tratamento dos joanetes, como faço para adquirilo e qual é o valor.

    Obrigado

    Clair

    Gostar

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