Pesquisadores descobrem em óleos essenciais as propriedades terapeuticas da fumaça!

Finalmente, pesquisadores começam a estudar a composição positiva das fumaças. Utilizadas ao longo das eras, as fumaças terapeuticas deram origem a costumes e rituais de purificação, e até hoje são utilizadas na terapeutica tradicional, em todo o mundo. Vale citar os cigarros de arnica do povo alpino da europa, as defumações de sálvia branca entre os norte-americanos originais, o intenso uso da resina de olíbano em boa parte da África, europa e oriente médio, as diversas defumações nos rituais afro-brasileiros e indígenas… Por trás de todas essas fumaças, óleos essenciais – Aromaterapia.

Nem toda a fumaça é má, é mais uma força a se saber lidar. Segue abaixo o resumo da pesquisa, encontrada na Revista brasileira de Farmacognosia (online), via Scielo, grande banco de dados científico.

Parabéns aos pesquisadores.
Arnaldo V. Carvalho.

Óleos essenciais encontrados na fumaça do “tira-capeta”, um cigarro utilizado pelos quilombolas que vivem no pantanal do Brasil. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 310-316. ISSN 0102-695X.  doi: 10.1590/S0102-695X2010000300004.

Pesquisa etnofarmacológica realizada entre os quilombolas que vivem na Sesmaria Mata-Cavalos, no Estado de Mato Grosso, Brasil, um cigarro conhecido como “tira-capeta”, foi citado por melhorar a memória e cognição, além de possuir outras indicações terapêuticas, tais como, “contra a sinusite”, “para evitar resfriado”, e “para aliviar problemas de insônia”. No presente estudo, foi feita a caracterização dos óleos essenciais liberados durante o aquecimento das plantas utilizadas na confecção do cigarro, usando um método simples, rápido e livre de solvente baseado em cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas usando “headspace” e microextração em fase sólida. Os principais constituintes encontrados foram 1,8-cineol, cânfora e α-pineno. Na tentativa de correlacionar a atividade biológica desses constituintes com as indicações terapêuticas relatadas pelos quilombolas, encontramos vários trabalhos realizados por diversos autores que mostraram que estes óleos possuem atividades similares às indicações terapêuticas relatadas pelos quilombolas.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-695X2010000300004&lng=pt&nrm=iso

One response to “Pesquisadores descobrem em óleos essenciais as propriedades terapeuticas da fumaça!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s