Universidade gaúcha traz pesquisador australiano para ministrar curso de cromatografia

Cromatografia gasosa é a um exame especial, principal tecnologia empregada na identificação dos componentes dos óleos essenciais.

Nos dias 11 e 18 de setembro, a Universidade Feevale realiza o curso Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente – uma ferramenta analítica para a caracterização de compostos orgânicos em amostras complexas, como amostras petroquímicas, ambientais, alimentos, fragrâncias, óleos essenciais, fármacos, metabolômicas, entre outras. Essa técnica foi proposta em 1991 e vem crescendo rapidamente no mundo todo, devido a riqueza de informação analítica obtida.


Nesse curso, será apresentada uma introdução aos princípios da técnica em português e a segunda parte do curso será ministrada em inglês pelo professor Philip Marriott. A atividade, portanto, é destinada aos estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação com conhecimentos básicos de cromatografia, das áreas de Química, Engenharia Química, Farmácia, Biomedicina, Ambiental, Alimentos, entre outras.

Philip Marriot atua na RMIT (Austrália), como professor e pesquisador na área de ciências da separação. Sua principal contribuição científica é o desenvolvimento do sistema de modulação criogênico para cromatografia gasosa bidimensional abrangente. Possui interação com grupos de pesquisa em vários países, como: Nova Zelândia, Tailândia, Singapura, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Colômbia e Brasil, entre outros. É autor de mais de 130 artigos científicos. Além dele, participam as professoras Cláudia Alcaraz Zini e Elina Bastos Caramão.

O curso é realizado aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de setembro, pelo site www.feevale.br/extensao, no Núcleo de Cursos e Eventos de Extensão do Campus I ou no Atendimento Feevale, no Campus II. Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822.

Confira o programa:

– Princípios da Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente
– Fundamentação teórica
– Instrumentação Analítica
– Acoplamento com diferentes detectores
– Desenvolvimento de metodologias analíticas
– Espectrometria de massas
– Índices de Retenção
– Interpretação de resultados
– Aplicações e implicações

FONTE: Assessoria de Imprensa / Universidade Feevale

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s