Espaço Flor do Cerrado ganha espaço com produção de óleos essenciais

O Espaço Flor do Cerrado, que desenvolve diversas atividades terapêuticas em Cuiabá, vêm se destacando agora também por sua nova produção de óleos essenciais. O espaço, dirigido pela família Belai, é localizado em uma grande chácara no Parque Nova Esperança, em Cuiabá.

Ali, dedicam-se a agricultura familiar, com foco em plantas medicinais há duas décadas. O local, antes de solo empobrecido e de serventia apenas ara pasto, foi ao longo dos anos recuperado, e está repleto de plantas autóctones, beneficiando o meio ambiente e inclusive a fauna brasileira. concomitante a esse processo de recuperação, as plantas medicinais ocuparam parte do terreno destinada a produção. Agora, a Flor do Cerrado alça novos vôos.

Começam a extrair óleos essenciais de plantas do próprio terreno, um grande avanço, posto que os óleos e seu valor comercial viabilizam a preservação de material colhido, concentrando-os e mantendo suas propriedades.

Sobre isso, falou Helena Belai na comemoração dos 46 anos da Empaer – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – , na último dia 14 de setembro.

Ela explicou sobre o óleo de eucalipto citriodora, reconhecido como desinfetante e bactericida e que pode ainda ser útil em tratamentos de doenças como a pneumonia. Hoje os Belai extraem óleo de cinco ervas e aguardam a análise que será realizada pelo laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), verificando os ativos e seus teores dos novos produtos.

A comemoração, em meio a 2ª Feira da Agricultura Familiar, com produtores rurais expondo e comercializando seus produtos, teve também a exposição dos novos empreendimentos do Flor do Cerrado, incluindo plantas medicinais e os novos óleos essenciais extraídos de forma artesanal.

FONTE: AROMATERAPIA & AROMATOLOGIA – BY PORTAL VERDE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s