EFA inicia curso de Óleos Essenciais no dia 8 de outubro

Com carga horária de 60 horas teórico-práticas, a duração do Curso é de aproximadamente dois meses, com aulas duas vezes por semana, no turno da noite, sendo que há possibilidade de aulas em finais de semana.

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

O curso inicia no próximo dia 08 de outubro, com aulas na EFA Três Passos, junto ao Campus da Unijuí.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, em sua Unidade de Educação Profissional Três Passos, lança a primeira edição do curso “Qualificação em Óleos Essenciais: Aplicações na Aromaterapia e Massoterapia”, que tem como principal objetivo ensinar os fundamentos de terapia com óleos essenciais, através da capacitação básica de qualquer interessado no uso dos principais óleos essenciais para o tratamento das mais variadas moléstias.

Com carga horária de 60 horas teórico-práticas, a duração do Curso é de aproximadamente dois meses, com aulas duas vezes por semana, no turno da noite, sendo que há possibilidade de aulas em finais de semana.

O curso inicia no próximo dia 08 de outubro, com aulas na EFA Três Passos, junto ao Campus da Unijuí.

Informações e inscrições podem ser efetuadas na Secretaria da EFA, junto ao Campus da Unijuí em Três Passos, pelo telefone (55) 3522.2122 no turno da noite, e pelo e-mail webefa@unijui.edu.br.

Os Óleos Essenciais:

Na literatura especializada encontramos registros históricos que fazem referências ao uso de óleos extraídos de plantas. Entre os povos antigos, os egípcios faziam uso dos óleos essenciais na saúde, cosmética e na higiene e também em suas cerimônias religiosas como ofertas a seus deuses, além das mais diversas populações como: gregos, romanos, chineses, indianos entre outros.

Os óleos essenciais são frações líquidas e voláteis que contém as substâncias responsáveis pelo aroma das plantas, produto resultante do seu  metabolismo secundário.

A aromaterapia, que significa o uso terapêutico dos óleos essencias, foi  acidentalmente redescoberta por René-Maurice Gattefossé, químico, que após queimar a mão, em uma pequena explosão de laboratório, usou óleo essencial de lavanda em seu estado puro, observando efeitos analgésicos rápidos, regeneração celular e assepsia (qualidade anti-séptica). Surpreso com os resultados, pesquisou as propriedades dos óleos essenciais, sendo seguido neste trabalho por vários outros pesquisadores, chegando até a atualidade com usos e aplicações nas mais diversas áreas: saúde, perfumaria, alimentícia, cosmética e outras.

As moléculas dos óleos essenciais penetram no organismo de duas formas: inalação e aplicação na pele.

Mesmo que o mecanismo pelo qual os seres humanos detectam os aromas ainda não seja completamente conhecido, é pelo nariz que as moléculas são encaminhadas a duas vias: cérebro e pulmões.

Para o cérebro, através dos cílios olfatórios, sinais eletroquímicos são transmitidos para o bulbo e trato olfatório e destes até o sistema límbico, estando este relacionado a diversas atividades essenciais de sobrevivência como: sono, fome, sede, memória, euforia, relaxamento, resposta sexual, etc., o que resulta na ação dos óleos essenciais sobre as emoções.

A massagem é uma maneira importante para a aplicação dos óleos essenciais, sendo do ponto de vista físico, o modo mais eficaz de introduzi-los no organismo. Acontece uma interação entre o poder terapêutico do toque e a escolha dos óleos essenciais adaptados à condição física, emocional e ao temperamento do paciente/cliente naquele momento específico.

FONTE: http://efacentro.wordpress.com/2010/09/27/efa-inicia-curso-de-oleos-essenciais-aplicacoes-na-aromaterapia-e-massoterapia/

2 responses to “EFA inicia curso de Óleos Essenciais no dia 8 de outubro

  1. Tenho vontade de fazer um curso assim aqui em Niterói, se souber onde tem por favor avise.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s