Reportagem diz que óleos essenciais são de grande importância no tratamento das unhas


Confira como prevenir micoses e ter as unhas sempre bonitas

Parte importante de qualquer look, as unhas dizem muito sobre os hábitos de higiene e sobre a saúde
 
Crédito: Getty Imagens
Proteger as unhas é a melhor maneira para que elas fiquem saudáveis e bonitas
Proteger as unhas é a melhor maneira para que elas fiquem saudáveis e bonitas

 

 

Não é à toa que as mulheres são vaidosas e capricham na manicure para deixá-las sempre bonitas, mas não são somente as unhas femininas que merecem atenção. “Todos devem cuidar e observar qualquer alteração nas unhas, pois elas revelam muito mais do que as pessoas imaginam”, diz Dra. Sheila Gonçalves, especialista em cosmetologia.

 

De acordo com Sheila, as unhas são anexos cutâneos em forma de lâminas compostas de proteína (queratina), sais minerais (cálcio, enxofre), lipídeos e água. “Suas funções são de extrema importância e estão relacionadas com a proteção e movimentos precisos dos dedos, além de indicarem o estado de saúde do organismo, pois seu comprometimento pode ser alerta de doenças renais, pulmonares, cardiovasculares, circulatórios e até câncer de pele”, afirma.

 

“Dentre as alterações, a que aparece com mais frequência é a micose ou onicomicose, isto é, a contaminação da unha por fungos. Acredita-se que hoje em dia 20% da população mundial adulta entre 40 e 60 anos apresente a unha contaminada por eles,” explica a cosmetóloga. ” aparecimento da micose geralmente está relacionado com o desequilíbrio das condições normais da pele. As principais formas de contágio são contato com o solo, com animais, ir à praia e piscina sem proteção, traumatismos por uso excessivo de sapatos ou tênis ou alicates e tesouras contaminados” afirma.

 

Para o tratamento, Sheila aconselha a procura de um médico, pois somente ele pode indicar o tratamento mais eficaz. “O tipo de tratamento depende das condições que se encontra a unha e poderá ser feito com o uso de medicamentos sistêmicos (antifúngicos) e o uso externo de produtos dermocosméticos. Recentes estudos demonstram a importância do uso de óleos essenciais como tomilho, cravo e melaleuca que promovem um tratamento completo, pois estimulam o crescimento, melhoram unhas fracas, quebradiças e combatem as micoses”, diz.

 

Fonte: Stéfanie Privado/Terra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s