Para acabar com os piolhos (de vez) naturalmente!

Por Arnaldo V. Carvalho

Quem tem filho em idade escolar já sabe dos mil cuidados que se deve ter – piolho é uma praga!!! Lá vem ele tão lindo e azedinho, depois de brincar o dia todo na escola, encostar sua cabecinha de criança no nosso colo. Cafuné para lá e para cá e lá estão OS BICHOS. Peçonhentos, perturbam o sono das nossas crianças, as vezes até dão febre. E ó, quanto mais o sangue é doce, mais eles gostam e fixam residência.

Resolvi postar aqui dicas naturopaticas rápidas para nenhuma criança mais ter que conviver com esse famigerados parasitas, sem precisar recorrer a medicamentos ou químicas muito agressivas.

Miniatura ''(thumbnail)'' da versão das 23h32min de 15 de janeiro de 2007Para a prevenção, pouca coisa melhor do que o óleo essencial de lavanda. Ele não mata piolhos, mas eles realmente detestam e não ousarão pular para a cabeça de seu (sua) filho (a). Duas gotinhas, uma no alto da cabecinha, a outra você espalha na ponta do indicador e do polegar a passando nas pontinhas do cabelo, como quem quer impermeabiliza-los. Só.

Para o tratamento, vamos ser mais agressivos, mas não sem doçura. Vamos à receitinha:

SHAMPOO E LOÇÃO ANTI-PIOLHO COM AROMATERAPIA (BY ARNALDO V. CARVALHO)

A LOÇÃO
1 colher (sopa – 5ml) de óleo de neem
1 colher (sopa – 5ml) de jojoba
10 gotas (0,5 ml) de tea-tree
5 gotas  (0,25ml) de hortelã
3 (0,125 ml) gotas de tomilho
30ml de extrato alcóolico (tintura-mãe) de erva macaé ou fumo de rolo (macerar a erva a 40% por 7 dias – dura no mínimo um ano abrigado da luz e do ar). Misturar bem.

SHAMPOO: Em um shampoo de 250ml (prefira shampoos neutros), misturar os óleos essenciais mencionados acima.

Modo de usar: Ao tomar banho, usar o shampoo normalmente. Depois do banho,   após secar a cabeça, aplicar a loção com o pente fino e deixar. Ela é suave, tem cheirinho bom mas é eficiente! As aplicações são diárias e devem acontecer até que os bichinhos tenham sumido de vez.

e para as lêndeas, que se não tratar volta tudo de novo, experimente essa

FÓRMULA ANTI-LÊNDEAS by Arnaldo V. Carvalho

Misturar 2 xícaras de vinagre de maçã, 2 xícaras de condicionador de cabelo. 1 colher (café) de óleo de neem. Aqueça essa mistura ao ponto de ficar quentinho (um pouco mais do que o morno) e acrescentando 5 gotas de óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris), aplique ao pente fino e vá penteando o cabelinho da criança desde a raiz, de trás para frente. Vá batendo o pente numa vasilha com vinagre. Então é lavar normalmente e secar o cabelo de preferência com o secador.

Após o desaparecimento dos piolhos, essa fórmula ainda deve persistir por três dias, para a completa morte e remoção das lêndeas.

Hábitos anti-piolho vitais: 

1) As vezes cai um fiozinho com lêndea no lençol ou mesmo no sofá. Risco de recontaminação! ASPIRE E PASSE A FERRO os locais onde seu filho se recosta (isso inclui o estofamento do carro!).

2) O açúcar é o maior fator de atração para um piolho. Quanto mais doce está o sangue, melhor. O que isso quer dizer? Simples: criança com hábitos saudáveis tem grande vantagem, pega menos piolho. Pronto, se ainda não havia chegado a hora de resolver isso, agora chegou. Cortar refrigerantes doces diários, excesso de sobremesas e industrializados, etc., etc.

3) Banho: não adianta, é chegar e tomar banho correndo, nada da criança chegar e correr para um programa de TV etc. Vamos sempre usar o banho com shampoos aromaterapeuticos ok!

4) Todas as escovas e pentes de cabelo da casa precisarão passar por lavagem e molho por 15 min em vinagre quente. Depois disso separe um pente só para a (o) piolhenta (o).

5) Apareceu um com piolho? Tem que examinar a cabeça de todo mundo inclusive dos adultos. É positivo que todos possam aderir ao uso da lavanda e do shampoo do tratamento como profilaxia durante todo o período.

6) Fiquem longe dos pombos! Pombos são vetores importantes e terrenos e terra batida onde eles estão muitas vezes são fonte inicial de contaminação. Nada de alimenta-los, na natureza eles são lindos e felizes, nas cidades transmitem tantas doenças e são tão sujos quanto os ratos.

* Arnaldo V. Carvalho, também já foi criança e sofreu com piolhos. Naturopata e pai, desenvolve fórmulas, pesquisa e ensina os preceitos da Aromaterapia para a qualidade de vida das famílias.

5 responses to “Para acabar com os piolhos (de vez) naturalmente!

  1. Para se livrar dos piolhos, é importante usar o LouseBuster. Não há produtos químicos, ele mata todos os piolhos com apenas ar quente.

    Gostar

  2. Arnaldo, gosto muito do seu blog e das receitas, mas acho muito perigoso usar fumo de rolo em crianças!! é tóxico e pode ser fatal! você tem certeza que é bom indicar isso…. sei não..]
    abraço

    Gostar

  3. Pingback: Xô Piolho! Elimine esse mal com Óleo de Neem - Blog Mundo dos Óleos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s