Universidade em Portugal lança pós e mestrado ligados a óleos essenciais

Pós-Graduação em Produção de Óleos Essenciais, Aromas e Corantes e suas Aplicações Industriais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Voltado especialmente para químicos,

Apresentação do Curso

Esta Pós-Graduação pretende formar profissionais competentes com elevada experiência laboratorial na produção de óleos essenciais, aromas e corantes e suas aplicações aos setores industriais, particularmente na área dos cosméticos, perfumes e alimentar. Este curso, inovador a nível nacional, assume maior atualidade face à escassez de óleos essenciais (matéria prima atualmente importada), amplamente sentidas na indústria de cosméticos em Portugal e à falta de profissionais competentes nesta área.

A Pós-Graduação visa promover a aquisição de competências essencialmente práticas das novas tecnologias de produção de matérias-primas (extracção de óleos essenciais a partir de plantas tipicamente nacionais, e corantes e aromas por via sintética). O plano curricular deste curso oferece uma abordagem interdisciplinar e complementar da Biologia, Farmácia, Biotecnologia e Química, destinando-se a alunos licenciados nestas áreas que pretendam adquirir conhecimentos que lhe permitam enfrentar os desafios tecnológicos da indústria cosmética e alimentar.

Objetivos

Os objetivos globais são de preparar profissionais com conhecimentos e capacidades práticas profundas em técnicas de extracção e ferramentas de produção em óleos essenciais a partir de plantas terrestres e marinhas e suas aplicações nas áreas de cosméticos, perfumes, alimentar e por outro lado fornecer uma visão inovadora de conjunto, multidisciplinar que insira a vertente Química/biotecnologia/biologia marinha, váriante única em Portugal.

Competências

  • Capacidade de manipular e produzir óleos essenciais naturais, aromas, corantes a partir de plantas, algas, fauna marinha e também por via sintética e suas aplicações industriais.
  • Capacidade de executar tecnologias tradicionais e inovadoras de extracção de produtos naturais, nomeadamente a extracção super-crítica.
  • Capacidade de manipular instrumentação específica na área de caracterização de produtos naturais e executar métodos específicos em análise sensorial e toxicologia geral.
  • Capacidade de desenvolver investigação de forma autónoma.

Destinatários e Saídas Profissionais

O plano curricular deste curso, com alta componente prática, destina-se a alunos licenciados nas áreas de Química , Biotecnologia, Farmácia e Biologia que pretendam adquirir conhecimentos e experiência prática que lhe permitam enfrentar os desafios tecnológicos da indústria cosmética, perfumes e alimentar.

Por outro lado, esta Pós-Graduação destina-se também a actuais técnicos permitindo melhorar as suas aptidões e competências e completar, aprofundar e aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre as novas tecnologias de produção numa perspectiva de aplicação integrada do mercado.

Equipamentos e Instalações

A Universidade Lusófona, possui instalações que, em extensão, qualidade e quantidade cumprem e excedem todos os requisitos elencáveis como necessários para assegurar a qualidade pedagógica, científica, administrativa e material (vários laboratórios equipados com espectrofotómetros de UV-Vis e infravermelho, HPLC para o desenvolvimento de actividades quer pedagógicas quer de investigação). A ULHT tem um laboratório de investigação equipado em extracções traditionais e super-crítica. A Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara possui as instalações necessárias para produção de cosméticos.

Horários

As aulas decorrem em horário pós-laboral às Quintas e Sextas-Feiras das 18h as 22h e aos Sábados das 9h30 ás 13h30.

Ligação do Ciclo de Estudos à Atividade de Investigação

Os docentes estão integrados em diversos centros de investigação em áreas que poderão permitir a integração de alguns alunos nomeadamente, a Unidade de Investigação do Centro Estrutural do IST (Instituto Superior Técnico), a Unidade de Investigação do CQF da Universidade Nova de Lisboa, a Unidade de investigação do ITQB. A unidade de investigação da ULHT e IST (CEQB) investigação no domínio da extracção supercrítica. A Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara poderá permitir desenvolver investigação na área dos cosméticos.

Unidade Curricular ECTS
Extracção e Purificação de Produtos Naturais 5
Técnicas de caracterização 5
Produtos Naturais, aromas e corantes 5
Produção industrial 5
Análise sensorial 5
Toxicologia geral 5
Total 30

http://www.ulusofona.pt/

2º Ciclo – Mestrado em Química dos Óleos Essenciais

Duração / Grau / ECTS

2 Anos (4 semestres) / 2º Ciclo (Mestrado) / 120 ECTS

Diretora

Adília Charmier

Coordenadora

Lina Lopes

Secretariado

António Sanches

Apresentação do Curso

Este Mestrado pretende formar profissionais competentes com conhecimentos teóricos avançados e elevada experiência laboratorial na produção de óleos essenciais, aromas e corantes, óleos marinhos e suas aplicações aos sectores industriais, particularmente nas áreas dos cosméticos, perfumes, alimentar e biocombustíveis onde serão realizados os estágios.

Esta vertente, inovadora a nível nacional, assume maior actualidade face à escassez de óleos (matéria prima actualmente importada), amplamente sentidas na indústria em Portugal e à falta de profissionais competentes e qualificados nesta área. Este Mestrado visa promover a aquisição de competências de novas tecnologias de produção de matérias-primas (óleos a partir de plantas ou algas tipicamente nacionais, e corantes e aromas por via sintética, por extracções tradicionais e extracção super-crítica) e oferece uma abordagem interdisciplinar e complementar nas áreas da Biologia, Farmácia, Biotecnologia, Ciências do Mar e Química, que visa explorar a vertente experimental de cada área e a possibilidade de aplicação na indústria destinando-se a alunos licenciados nestas áreas que pretendam adquirir conhecimentos que lhe permitam enfrentar os desafios tecnológicos que hoje se impõem e encarar as questões de produtividade com qualidade no mercado.

O ensino superior terá de suprir estas exigências, propondo formação com alta componente prática, sendo exactamente esse o objectivo a prosseguir por este 2º Ciclo. É neste contexto que surge a proposta do Mestrado em Química dos Óleos essenciais.

Objetivos

Os objetivos específicos da especialização do Mestrado em Química dos Óleos Essenciais são:

  • Desenvolvimento da capacidade de produzir óleos essenciais, corantes e aromas a partir de plantas nacionais como matéria-prima, a concepção do produto final e suas aplicações industriais tendo em consideração factores ecológicos (valorização dos subproductos), económicos, tecnológicos e legais.
  • Fornecer uma visão de conjunto, multidisciplinar, que, posteriormente, permita adquirir uma especialização numa área de conhecimento restrita.
  • Desenvolvimento da capacidade de extrair, de caracterizar novos produtos naturais e sintéticos e direccionar as acções para tecnologias inovadoras, estabelecer metas de melhoria da qualidade e dirigir operações no sentido de atingir essas metas, em conformidade com a legislação em vigor.
  • Formação adequada que permita a participação em acções com impacte ao nível de análise, controle qualidade e toxicologia em geral.
  • Desenvolvimento da capacidade de produzir óleos marinhos a partir de algas e fauna marinha como matéria-prima, a conceção do produto final e suas aplicações industriais (energias renováveis, cosméticos, alimentar…).
  • Constituir a base de desenvolvimentos e aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação nas áreas de cosméticos, biocombustíveis e alimentar de forma a prosseguir estudos em níveis mais avançados, incluindo um 3º ciclo.

Competências

  • Capacidade de manipular e produzir óleos essenciais naturais, aromas, corantes a partir de plantas, algas, fauna marinha e também por via sintética e suas aplicações industriais.
  • Capacidade de executar tecnologias tradicionais e inovadoras de extracção de produtos naturais, nomeadamente a extracção super-crítica.
  • Capacidade de manipular instrumentação específica na área de caracterização de produtos naturais e executar métodos específicos em análise sensorial e toxicologia geral.
  • Capacidade de desenvolver investigação de forma autónoma nas áreas de preparação e manipulação de óleos essenciais, corantes, aromas e suas aplicações na indústria.

Dissertação

O estágio curricular que ocorre no 2º ano irá decorrer, a escolha do aluno, ou na indústria ou num laboratório de investigação. A participação dos docentes em projetos de investigação integrados em várias instituições (ULHT, ITQB, IST, CEBQ, IDMEC) garante por um lado que estes se encontram envolvidos em investigação de ponta atual e por outro lado facilita a integração dos mestrados nesses mesmos programas. A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias está a finalizar Protocolos com terceiros para o desenvolvimento de projectos nas áreas de especializações. Nomeadamente um acordo de colaboração com a Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara (Lisboa), com uma Empresa de Cosméticos em Bordeaux (França), com diversas Empresas Alimentares ( a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias encontra-se dotada de um Projeto Piloto na área da Indústria Alimentar onde é feita a produção de cerveja…) e com Empresas produtoras de Biocombustíveis.

Saídas Profissionais / Estudos Futuros

Este Mestrado permite realizar um estágio de um ano em empresas nacionais e internacionais/ ou laboratórios de investigação dando oportunidade de potencial integração no mercado de trabalho. O plano curricular deste curso, com alta componente prática oferece uma abordagem interdisciplinar e complementar da Biologia, Farmácia, Biotecnologia e Química permitindo adquirir conhecimentos e experiência prática o que permitará integrar e enfrentar os desafios tecnológicos de várias áreas da indústria. O estágio do Mestrado que será realizado em várias indústrias ou laboratórios de investigação nas diversas Universidades irá permitir integração dos alunos num 3º ciclo na área escolhida.

Equipamentos e Instalações

A ULHT está equipada de :

  • Uma linha de investigação em extracção-super-crítica.
  • Um Projeto Piloto na área da Indústria AlimentarUm laboratório de Cosméticos.
  • Equipamentos de Análise (UV/visivel, espectrofotómetros, HPLC, IV…)

Docentes

O corpo docente, afecto ao Mestrado de Química dos Óléos Essenciais encontra-se envolvido em diversas atividades de investigação nomeadamente projetos internacionais/nacionais financiados e/ou estão ligados a várias empresas das diversas áreas propostas no Mestrado. Vários especialistas e profissionais serão convidados e participarão apresentando seminários e conferências.

Docentes // <![CDATA[

/*

Plano de Estudos

Plano de Estudos (de acordo com o Despacho n.º 15573/2009 – D.R., 2.ª série, n.º 130, de 8 de Julho de 2009)
Unidade Curricular ECTS
Extracção e Purificação de Produtos Naturais. 5
Técnicas de Caracterização 5
Produtos Naturais, Aromas, Corantes 5
Química Electroanalítica 5
Química dos Alimentos 5
Resíduos Industriais 6
Toxicologia 5
Análises Químicas 4
Produção Industrial 5
Análise Sensorial 5
Opção 5
Opção 5
Dissertação/Projeto/Estágio 60
Tags: (2º Ciclo) Mestrados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s